Endometriose e Infertilidade

Qual o mecanismo responsável pela infertilidade nas mulheres com endometriose?

A endometriose pode afetar a capacidade reprodutiva de várias maneiras. O processo inflamatório pélvico pode resultar em obstrução das trompas, interferir na ovulação, no transporte dos gametas (óvulo e espermatozoide) e na implantação do embrião no útero. Os estudos, todavia, ainda não estabeleceram o mecanismo exato pelo qual a endometriose provoca infertilidade. 

Toda mulher portadora de endometriose é infértil?

Não. Alguns estudos demonstraram que a endometriose pode estar presente em mulheres férteis, embora a incidência de endometriose nestas seja bem menor quando comparada às inférteis. Estima-se que a endometriose esteja presente em 10% das mulheres mas nas inférteis pode ser encontrada em até 50%.

Quais os tratamentos disponíveis para mulheres inférteis com endometriose?

Há várias modalidades terapêuticas disponíveis. Em vista da falta de consenso na literatura médica sobre o tratamento da infertilidade em mulheres com endometriose, a abordagem deve ser individualizada levando-se em conta a idade da mulher e o tempo de infertilidade, além da existência de outros cofatores (infertilidade masculina).

Os tratamentos disponíveis são:

Ø  Cirurgia (Vídeolaparoscopia) para remoção das lesões;

Ø  Indução da ovulação e orientação de coito;

Ø  Indução da ovulação e inseminação intrauterina (IIU);

Ø  Fertilização in vitro.

Contato

Endometriose e Dor Pélvica Crônica Instituto Jenny de Andrade Faria - Alameda Álvaro Celso, número 117, Bairro Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG (31) 3409-9546 endometrioseufmg@gmail.com